quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Juventude Transviada" (1955)

(Rebel Without a Cause) De Nicholas Ray, Com James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo, Jim Backus, Ann Doran, Corey Allen, Dennis Hopper, Nick Adams, Frank Mazzola, Jack Simmons, Jack Grinnage, Beverly Long, Edward Plat, EUA – Drama – Cor – Warner – 1955.

Após finalizar as filmagens de Vidas Amargas no inicio de 1955 o ator James Dean já tinha compromisso com a Warner Bros; um filme que abordaria um tema um tanto quanto inédito; os conflitos entre a juventude rebelde da classe média. Esse Filme que seria uma produção B e filmado em preto e branco era Juventude TransviadaEm 28 de Março de 1955 quando as filmagens se iniciaram, Vidas Amargas já estava em exibição nos cinemas e se destacando com um enorme sucesso de bilheteria. James Dean se tornara a grande sensação do momento, aplaudido por críticos e público o ator se transformava em estrela do dia para a noite. Jack Warner diante de tanto sucesso, imediatamente ordena que a produção de Juventude Transviada fosse interrompida para assim reiniciarem as filmagens em cores e em  Cinemascope. 


Embriagado, Jimmy Stark encontra companhia

O diretor Nicholas Ray que acabara de dirigir o sucesso Johnny Guitar para a Republic escolheu minuciosamente os jovens atores para interpretar os rebeldes sem causa. Natalie Wood já era conhecida por fazer parte de alguns filmes desde criança como Milagre Na Rua 34 (1947) e O Fantasma Apaixonado (1947), Sal Mineo, assim como Dean, já havia estrelado algumas séries na TV, e Dennis Hopper aos dezessete anos surgia pela primeira vez na tela grande.A Trama de Juventude Transviada era inédita, baseado em artigos de jornais o filme retratava o comportamento rebelde de jovens da classe média. Nunca Hollywood havia mostrado os jovens como aqui. Marlon Brando já havia estreado O Selvagem onde interpretava um motoqueiro rebelde, mas o contexto era outro. Juventude Transviada levou as telas, fortes cenas de filhos brigando com os pais (o que era contra os princípios da sociedade conservadora dos anos 50), rachas com carros roubados, brigas de facas, etc. 


Jimmy e Judy se aproximam

Quando o filme estreou  nos cinemas James Dean já havia falecido e isso contribuiu ainda mais para o seu estrondoso sucesso . A Juventude daquela geração que já havia aprovado James Dean como o incompreendido Cal Trask de Vidas Amargas o colocou no ápice transformando-o em ídolo. Todos se identificavam com ele, com os seus sentimentos, e com suas angústias, James Dean era o próprio retrato de todos os jovens. Passados mais de cinqüenta anos, os jovens dessa geração ainda se identificam com o ator que tem legiões de fãs por todo o mundo. Hoje, mais que Cult, James Dean se tornara uma lenda. Juventude Transviada assim como ele também se tornara Cult, um filme sem idade, indispensável para qualquer colecionador, agrada a todos os públicos. Eleito Pelo American Film Institute como um dos 100 maiores filmes da história. É um filme para ser apreciado e não simplesmente assistido. 

✩✩✩✩✩

Os jovens incompreendidos
Platão, Jimmy e Judy "a família perfeita"
Platão encontra o carinho que não tem em casa nos amigos
Procurando a ajuda da policia
Jimmy agredindo o próprio pai
Cult
A morte de buzz
Eu estou com as balas!!
O fim e o começo
No observatório
Cartaz original do filme

2 comentários :

  1. Um clássico! As atuações de Dean, Wood e Mineo são marcantes ao ponto de rememorar a história de vida de cada um.

    Abraços cinéfilos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...