domingo, 18 de setembro de 2011

"Vidas Amargas" (1955)

(East Of Eden) De Elia Kazan, Com James Dean, Julie Harris, Raymond Massey, Richard Davalos, Jo Van Fleet, Burl Ives. EUA – Drama – Cor – Warner - 1955.
   
Em 1954 o jovem ator de 23 anos James Dean era um completo desconhecido, ele havia realizado até então apenas algumas pontas no cinema, algumas participações em séries de TV e uma fracassada peça na Broadway intitulada See The Jaguar. Sua sorte mudou a partir do momento em que aceitou o convite para interpretar um homossexual na célebre peça O Imoralista, baseada na obra de Andre Gide de 1901. A Peça alcançou enorme sucesso em Nova York e o nome Dean Começava a brilhar. 


James Dean estreia nas telas

O já premiado diretor de cinema Elia Kazan vencedor de dois Oscar por A Luz é Para Todos de 1947 e Sindicato de Ladrões de 1954 estava à procura de um jovem ator desconhecido para interpretar nas telas Cal Trask o filho rejeitado pelo pai no filme Vidas Amargas, baseado na obra Ao Leste do Éden de John Steinbeck. Após assistir a peça O Imoralista na Broadway o diretor ficou fascinado com o talento do Jovem ator de Indiana e resolveu convidá-lo para um teste. Dean disputava a vaga com outro jovem desconhecido; Paul Newman. Ao Ganhar o papel para o filme o futuro de James Dean estava certo afinal ele estava tendo o privilégio de estrear nas telas sob a direção do mestre Kazan e o filme era o mais aguardado do ano. 


Sozinho Cal passa a seguir quem ele acredita ser sua mãe

Vidas Amargas foi o primeiro dos três grandes filmes que criaram o legado do ator no cinema. O Filme retrata parte da obra de Steinbeck que faz uma leve menção à história bíblica de Abel e Caim, onde é abordada a relação dos irmãos Cal (Dean) e Aron (Davalos) junto ao pai Adam (Massey) durante a primeira guerra mundial na área rural de Salinas. Adam é um homem sério e religioso que não disfarça sua preferência pelo filho Aron, enquanto Cal sentindo-se excluído tenta de todas as formas apenas obter o afeto e o amor do pai que até então só o irmão tem. O Filme foi lançado em nove de março de 1955 e foi o único que Dean viu estrear, pois Juventude Transviada e Assim Caminha a Humanidade chegaram às telas após a morte do ator. Jo Van Fleet que interpreta Kate a mãe dos irmãos Trask levou o Oscar de Melhor atriz coadjuvante. Vidas Amargas se tornou um Cult, filme arrebatador e comovente com a perfeita interpretação de James Dean (indicado ao Oscar de Melhor Ator) Raymond Massey e Julie Harris, destaque também para a ótima trilha sonora de Leonard Rosenman. Indispensável. Para ver e rever. 

✩✩✩✩✩

Abra (Harris), Aron (Davalos) e Cal (Dean) o trio de Vidas Amargas
Cal e seu pai Adam, uma relação difícil 
Cal conversa com sua mãe Kate
Recebendo conselhos da cunhada Abra
Cal observa o crescimento dos feijões
A dor em ser rejeitado pelo pai
Harris e Dean e a química perfeita
A vida amarga de Cal é notável 
A estréia de Vidas Amargas em 09/03/1955 no Astor de Nova York
Cartaz original do filme

Um comentário :

  1. Esse filme é encontrado em praticamente todos os sites em um box com os demais filmes de Dean. É repleto de extras, trailers, e testes de figurino e etc.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...