terça-feira, 11 de outubro de 2011

"Chaga de Fogo" (1951)

(Detective Story) De William Wyler, Com Kirk Douglas, Eleanor Parker, William Bendix, EUA - Policial /Noir - P&B - Paramount - 1951.


Baseado na famosa peça homônima de Sidney Kingsley, Chaga de Fogo aborda o dia a dia dentro de uma movimentada delegacia de policia de Nova York, local onde sucedem todos os tipos de situações, acontecimentos e revelações. A trama do filme (assim como na peça) se inicia após um criminoso, por um ato de vingança, trazer a tona um terrível segredo sobre o passado de Mary McLeod (Parker) esposa do rígido e integro detetive James McLeod (Douglas)Filme policial tipicamente dirigido ao público masculino, violento e preciso, tem um impressionante roteiro, que inclusive foi indicado ao Oscar. Claustrofóbico, o filme se passa inteiramente dentro de um único cenário: a delegacia. Apesar de William Wyler anteriormente já ter realizado grandes obras primas, como Jezebel (1938), A Rosa da Esperança (1942), Os Melhores Anos de Nossas Vidas (1946), e embora viesse regravar em 1959 uns dos filmes mais premiados do cinema: Ben-Hur, aqui ele realiza um filme menor, todavia, não menos poderoso que esses citados. Gênero que fazia muito sucesso no inicio dos anos 50, os filmes policiais eram muito prestigiados e esse, como não poderia deixar de ser, foi mais um entre os tantos outros arrasa quarteirões lançados pela Paramount em 1951. Vale a pena conferir!

✩✩✩

Parker e Douglas em foto publicitária 
Douglas é o integro e severo detetive James McLeod
O astro Kirk Douglas
McLeod arrasado ao descobrir o passado da esposa
Louco, um criminoso deseja vingança
Recebendo apoio dos amigos da delegacia
Eleonor Parker tem uma comovente interpretação
Cartaz original do filme

Um comentário :

  1. Kirk Douglas e Burt Lancaster foram os verdadeiros donos das telas em suas simultâneas épocas.
    Um certo dia cheguei a pensar que o Douglas era um mero Audie Murphy, um Guy Madison ou mesmo um Tab Hunter, ou seja, um ator comum, desprovido de qualidades positivas em termos de talento.

    E como foi bom ter me enganado pois, por ainda longos anos segui com este pensamento, porque ver A Um Passo da Morte, 20.000 Leguas Submarinas e Homens sem Rumo, por exemplo, não diziam muita coisa do ator, tratando-se apenas de filmes de aventuras e até muito simples.

    Um certo dia eu vi Sua Ultima Façanha. E foi aí que abri os olhos para o talento que ele despejou naquela fita.
    Fiz então uma viagem de volta e revi Spartacus, Viking, Os Conquistadores, dentre mais alguns.

    E no dia que vi Chaga de Fogo (já tinha estado atento para seu talento em A Montanha dos Sete Abutres) pus o carimbo e assinei como Douglas sendo um dos maiores atores que Hollywood ja possuiu.

    Chaga de Fogo é um filme adulto, vigoroso, bem dirigido, bem interpretado (Eleanor Parker está ótima, assim como todo o elenco de apoio).
    Chaga de Fogo é um filme praticamente todo rodado dentro de uma delegacia, mas onde o espectador jamais se sente entediado por tudo que ali acontece, por tudo que cerca os personagens ali presente e, enfim, é, senão o melhor, ele é um dos mais perfeitos filmes policiais que já vi.

    Em Sua Ultima Façanha ele está também soberbo. Em Viking, ao lado dos bons astros de apoio, ele está na sua praia; magnifico.

    Em Spartacus, que é considerado o melhor filme Épico (gosto dele demais, porém o meu melhor ainda é Ben Hur), Douglas ensina como se fazer um trabalho sem máculas.

    E quando ele fez Duelo de Titãs ao lado do outro monstro Quinn, ele acabava de dizer tudo; ali estava uma lenda de Hollywood e, graças ao Senhor, ainda hoje em vida.

    Um ator magnifico, dono de uma filmografia invejável e de trabalhos merecedores de constantes revisões.
    Não perco por nada qualquer filme dele que a TV exiba. Ele fez por merecer esta fidelidade.

    jurandir_lima@bol.com.br



    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...