segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

"Farrapo Humano" (1945)

(The Lost Weekend) De Billy Wilder, Com Ray Milland, Jane Wyman, Philip Terry, Howard Da Silva, Doris Dowling, EUA - Drama - P&B -Paramount - 1945.

O Roteirista e diretor Billy Wilder após escrever em parceria com Charles Brackett centenas de filmes em Hollywood, alcança seu ápice tanto como diretor, quanto como roteirista em seu sexto filme ao vencer o Oscar nas principais categorias de 1945, melhor filme, diretor, roteiro e ator (Milland). O Filme que foi produzido por Brackett (Que também auxiliou no roteiro) é Farrapo Humano, uma realista e fascinante história sobre um escritor alcoólatra que mesmo recebendo a ajuda do irmão e da namorada não consegue largar o vicio. A atuação de Ray Milland (Que mais tarde brilharia novamente em Disque M para Matar) foi realmente digna do prêmio, como Don Birnham ele nos mostra o submundo que se submete a viver um homem quando não possui mais controle sobre seus próprios desejos. Jane Wyman também tem um ótimo desempenho nesse filme que, além de ter vencido o Oscar em diversas categorias, entrou para a história da sétima arte por ter sido o primeiro a retratar de forma tão explicita e verdadeira o mundo dos alcoólatras nas telas do cinema.  


✩✩✩

Foto publicitária do filme
Don com a namorada e o irmão planejam o final de semana no campo
Mas ele prefere o bar
E alguns drinks
Don lamenta por não conseguir livrar-se de seu mal
E  se embriaga cada vez mais
Sozinho em casa desesperado com a abstinência...
 Se recupera ao encontrar uma solução
O melhor ator de 1945 - Ray Milland como Don Birnham
Jane Wyman é Helen St. James a rica e fiel namorada de Don
Cartaz original do filme

7 comentários :

  1. Saudações Jefferson, vc começou a semana muito bem nos banqueteando com um dos que considero o ponto vital dos clássicos absolutos da Sétima Arte, e um dos primeiros, que diria, a prestar um serviço de utilidade pública, alertando sobre os perigos do excesso do álcool.

    A atuação de Ray Milland tanto, mas tanto foi convincente e merecedor do prêmio da Academia que não demorou ele virou alvo de piadas sobre bêbados.Mas na sua vida particular, Milland era um homem moderado para bebidas.

    Amigo, tomei a liberdade de divulgar sua postagem ao Dihitt, para que todos venham e possam admirar não somente seu blog como também a comentar seu brilhante artigo do dia.

    Forte Abraço

    Paulo Néry
    http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jefferson, grande filme esse. E também um dos primeiros a abordar esse tema. abraço!

    ResponderExcluir
  3. Grande Jefferson!

    Ótimo post. O filme da vida do saudoso Ray Milland. Embora este filme tenha sua importância - Billy Wilder um grande cineasta e Milland com seu Oscar - prefiro o ator em "Disque M Para Matar" do mestre Hitch!

    Adoro.
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Paulo, Carla e Rodrigo, Obrigadão por vossos comentários, é muito importante para mim cada palavra deixada aqui registrada por voces.

    Paulo, eu só te agradeço por divulgar meu Blog,

    Abração a Todos

    ResponderExcluir
  5. Mais uma obra prima no seu blog! Fica até difícil comentar sobre este clássico do cinema... Admiro muito o trabalho de Ray Milland. Já não se fazem mais atores como antigamente ...

    Pois eu digo exatamente o mesmo a você; quando você não aparece no meu blog, as postagens não são as mesmas!

    Até mais.

    ResponderExcluir
  6. Nunca gostei filmes com bêbados como protagonistas. Fico angustiado, mas não nego que FARRAPO HUMANO é uma maravilha.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  7. Valeu Rubi, Valeu Antonio, Vossos comentários são essenciais para meu Blog, Abração

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...