segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"James Dean - 80 Anos"

Continua homenagem ao mito James Dean.

James Dean expressava os sentimentos dos jovens dos anos 50
Foto publicitária nos bastidores de Vidas Amargas
Ícone 
Lavando o seu primeiro Porsche - um modelo Speedster


James Dean era obcecado por carros
Dean era um admirador das touradas,
J.D

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

"Há 80 Anos Nascia James Dean"

James Byron Dean nascera no dia 08 de fevereiro de 1931 em Marion - Indiana/USA. Filho de Mildred Marie (1910-1940) e Winton Dean (1907-1995), a família Dean vivia uma boa situação, apesar da depressão que assolava os Estados Unidos no inicio dos anos 30. Mildred Dean, que era fã do poeta britânico Lorde Byron (1788-1824), homenageou o autor no segundo nome de seu filho: James Byron Dean. Além dessa homenagem, Mildred aproximou ainda mais o filho das artes quando o colocara nas aulas de dança, sapateado, musica e teatro. A infância do pequeno Jimmy era perfeita, até que o destino, rude e cruel, lhe separa definitivamente de sua mãe, que falece de câncer em 1940 pouco antes de completar trinta anos de idade. Jimmy, com então 9 anos, é levado pelo pai à Fairmount, onde passa a viver na fazenda dos tios Marcos Winslow (1900-1976) e Ortense Winslow (1901-1991). Apesar do sofrimento causado pela ausência da mãe, na fazenda dos tios o pequeno Jimmy pode desfrutar de uma ótima infância/adolescência, participando de jogos de basquete, aulas de teatro e diversas peças no colégio, vencendo inclusive alguns prêmios por suas performances. Após completar 18 anos, Jimmy abandona a fazenda dos tios e segue rumo ao seu destino. Depois de passar pela UCLA ele trabalharia como garçom, porteiro em estacionamentos e emissoras de televisão, onde mais tarde obtêm uma vaga de auxiliar de palco em programas de auditório e até mesmo pequenas pontas em alguns seriados. 


O bebe Dean antes do primeiro ano de idade

Em Nova York, o jovem James Dean conseguira um importante papel na esquecível peça See The Jaguar, mais tarde, também na Broadway, o ator teve a chance de se recuperar, recebendo ótimas criticas e uma receptiva aceitação do público como um árabe homossexual em O Imoralista.  Esse era o inicio da carreira daquele que assim como um cometa, apareceu, brilhou e desapareceu; rápido demais! James Dean se tornou o maior ídolo jovem do pós guerra. Antes dele, somente Rodolfo Valentino (1895-1926) nos anos 20, causara tanta euforia. Dean era a identificação do jovem rebelde sem causa, melancólico e deprimido da conservadora sociedade dos anos 50. O que ninguém imaginava é que sua influência pudesse perdurar por tantos anos. Mais de cinquenta anos após sua morte, James Dean continua vivo na historia do cinema, único, autêntico, completamente original. James Dean foi aquele que expressou o que os jovens de sua época sentiam e não conseguiam expressar. James Dean inspirou e continua a inspirar jovens em todo mundo. Seu Brilho, sem chance alguma de se apagar, continua a reluzir mesmo passado oitenta anos de seu nascimento.


Mildred, Winton e Jimmy
Jimmy pouco antes de perder sua mãe
Winton Dean com o filho James Dean




segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

"Apresentação do Blog"

Inicio esse blog no intuito de propagar o cinema antigo, clássico e na maioria das vezes; americano. Sou cinéfilo desde os 15 anos de idade, o ano era 1997 e meu primeiro contato com o cinema antigo foi através do ator "James Dean". Na ocasião eu lia uma reportagem sobre a vida do ator em uma antiga revista de conteúdo adulto. A história dele me chamara a atenção e a partir de então comecei a se interessar por sua obra, tornando-me assim seu fã. Na busca por encontrar os três únicos filmes de Dean (na época o DVD ainda não era tão acessível e as locadoras da minha cidade possuíam um acervo minusculo de clássicos), eu acabara vendo outros filmes da mesma época, a qual eu estava tentando conhecer melhor, isto é, filmes dos anos 40 e 50. E foi nesse momento que passei a colecionar tudo que era possível sobre o mundo dos filmes clássicos. Passei a me corresponder com amantes da sétima arte através da extinta revista SET, criei grandes amigos, troquei diversos artigos, consegui filmes e materiais raros, como a primeira biografia de James Dean, escrita por William Bast em 1956. Hoje graças a Internet e ao DVD tenho muito mais opções em obter raridades e assim manter uma vasta e rica coleção sobre o cinema antigo. Faço questão de adquirir produtos originais, sempre compro em sites confiáveis como 2001 Vídeo, Americanas, Submarino, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, etc. Além dos filmes, coleciono também, trilhas, revistas antigas e tudo relacionado ao cinema clássico. Possuo o hábito de após assistir um filme, escrever sobre ele, resumindo em um único artigo sua sinopse, crítica e alguns comentários. Diante desse hábito, resolvi criar esse espaço para publicar esses simples textos, geralmente sobre os filmes que possuo em coleção. Além do artigo, junto seguirá fotos extraídas da Internet (e de domínio público) contendo cenas do filme. 



Estejam livres para comentar, sugerir e criticar!


Serão publicados no blog artigos sobre as produções da antiga Hollywood

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...