sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"Há 56 Anos Morria James Dean"

O Mito James Dean, famoso ator conhecido e lembrado a várias décadas e até hoje como o rebelde sem causa e influenciador de toda uma geração póstuma a sua, ao morrer em 1955 com apenas três filmes produzidos e somente um já lançado, não era mais do que um simples e novo ator revelação do actor´s Studio´s e o mais recente pupilo de KazanFicou conhecido nos Estados Unidos e em alguns países da Europa por sua magistral atuação em "Vidas Amargas" (East Of Eden) produção da Warner Bros. com direção de Elia Kazan, baseado na obra de John Steinbeck "Ao Leste Do Eden". O Filme estreou em 09 de março de 1955 e foi o campeão de bilheteria na temporada. Depois em curto prazo, mais precisamente em 28 de março de 55, iniciou as filmagens de "Juventude Transviada" (Rebel Without a Cause) terminando em maio e já iniciando as primeiras tomadas de "Assim Caminha a Humanidade" (Giant), tudo muito rápido pois três dias depois em 30 de Setembro de 1955 depois do termino das gravações, o mais novo ator de Hollywood tinha uma compromisso com a estrada 466 que liga Los Angeles a Salinas (Onde participaria de uma corrida) Lá jamais chegara, pois se acidentaria aproximadamente as 17:59 daquela tarde, tendo morte instantânea. 


O jovem recém chegado da fazenda

Quando o filme de Nicholas Ray estreou em Nova York em meados do segundo semestre de 1955 foi recorde de público e sucesso de crítica. O Sucesso do recorde nos cinemas não é de fato necessário especificar o motivo, todo mundo queria ver na tela "o jovem ator que morreu no acidente de carro" e que tinha feito somente um filme. A Critica apoiou Rebel por ser o primeiro a tratar da delinquência  juvenil na classe média, além de ter um ótimo roteiro, uma bela fotografia e contar com a magistral direção daquele que havia dirigido antes o cult Johnny Guitar (1954)Ao ser lançado um ano após a morte de James Dean em meados de 1956, Assim Caminha a Humanidade foi o terceiro e ultimo filme do ator, aqui estava ao lado de grandes estrelas como Elizabeth Taylor e Rock Hudson, mas seu brilho era tão intenso que conseguiu arrastar mais uma vez multidões aos cinemas. Parte do sucesso desse épico foi devido a despedida do astro. O Mito permanece intacto até os dias atuais, cinquenta e sete anos após sua morte seu brilho continua a reluzir, o jovem incompreendido e de aparência frágil e melancólica é sem duvida um dos maiores cult´s do cinema, ao lado de Marilyn Monroe e Charles Chaplin esta no primeiro escalão de estrelas de Hollywood e isso com uma filmografia rica: três filmes e duas indicações ao Oscar. James Dean realmente foi como ele mesmo certa vez disse a respeito de como se tornar um grande homem: 

"Um Homem só pode ser um grande homem se conseguir ultrapassar a barreira entre a vida e a morte, se conseguir fazer com que seu trabalho seja lembrado e valorizado por vários seculos, se conseguir realmente esse sim será um Grande Homem".


Por, Jefferson Vendrame
(Texto escrito em 30 de Setembro de 2003 - Quarenta e Oito Anos Após)


Saindo de viagem em direção a Salinas

O Ford que se chocou com o Porsche na auto estrada 466 próximo a Passo Robles
Minutos após o acidente
A destruição completa do carro de James Dean
Dean tem morte instantânea 
No funeral  Dean é levado pelos amigos
O jovem incompreendido de aparência frágil e melancólica
As corridas de carro era uma de suas paixões
Homenageado em selo Norte Americano
Foto Rara de J.D
Fotografado por Dennis Stock - Dean tinha um humor mórbido (William Bast)
Foto rara, Dean ainda criança com o pai Winton
Cult
O túmulo de James Dean no cemitério de Fairmount em Indiana - USA
O local do acidente nos dias atuais

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Juventude Transviada" (1955)

(Rebel Without a Cause) De Nicholas Ray, Com James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo, Jim Backus, Ann Doran, Corey Allen, Dennis Hopper, Nick Adams, Frank Mazzola, Jack Simmons, Jack Grinnage, Beverly Long, Edward Plat, EUA – Drama – Cor – Warner – 1955.

Após finalizar as filmagens de Vidas Amargas no inicio de 1955 o ator James Dean já tinha compromisso com a Warner Bros; um filme que abordaria um tema um tanto quanto inédito; os conflitos entre a juventude rebelde da classe média. Esse Filme que seria uma produção B e filmado em preto e branco era Juventude TransviadaEm 28 de Março de 1955 quando as filmagens se iniciaram, Vidas Amargas já estava em exibição nos cinemas e se destacando com um enorme sucesso de bilheteria. James Dean se tornara a grande sensação do momento, aplaudido por críticos e público o ator se transformava em estrela do dia para a noite. Jack Warner diante de tanto sucesso, imediatamente ordena que a produção de Juventude Transviada fosse interrompida para assim reiniciarem as filmagens em cores e em  Cinemascope. 


Embriagado, Jimmy Stark encontra companhia

O diretor Nicholas Ray que acabara de dirigir o sucesso Johnny Guitar para a Republic escolheu minuciosamente os jovens atores para interpretar os rebeldes sem causa. Natalie Wood já era conhecida por fazer parte de alguns filmes desde criança como Milagre Na Rua 34 (1947) e O Fantasma Apaixonado (1947), Sal Mineo, assim como Dean, já havia estrelado algumas séries na TV, e Dennis Hopper aos dezessete anos surgia pela primeira vez na tela grande.A Trama de Juventude Transviada era inédita, baseado em artigos de jornais o filme retratava o comportamento rebelde de jovens da classe média. Nunca Hollywood havia mostrado os jovens como aqui. Marlon Brando já havia estreado O Selvagem onde interpretava um motoqueiro rebelde, mas o contexto era outro. Juventude Transviada levou as telas, fortes cenas de filhos brigando com os pais (o que era contra os princípios da sociedade conservadora dos anos 50), rachas com carros roubados, brigas de facas, etc. 


Jimmy e Judy se aproximam

Quando o filme estreou  nos cinemas James Dean já havia falecido e isso contribuiu ainda mais para o seu estrondoso sucesso . A Juventude daquela geração que já havia aprovado James Dean como o incompreendido Cal Trask de Vidas Amargas o colocou no ápice transformando-o em ídolo. Todos se identificavam com ele, com os seus sentimentos, e com suas angústias, James Dean era o próprio retrato de todos os jovens. Passados mais de cinqüenta anos, os jovens dessa geração ainda se identificam com o ator que tem legiões de fãs por todo o mundo. Hoje, mais que Cult, James Dean se tornara uma lenda. Juventude Transviada assim como ele também se tornara Cult, um filme sem idade, indispensável para qualquer colecionador, agrada a todos os públicos. Eleito Pelo American Film Institute como um dos 100 maiores filmes da história. É um filme para ser apreciado e não simplesmente assistido. 

✩✩✩✩✩

Os jovens incompreendidos
Platão, Jimmy e Judy "a família perfeita"
Platão encontra o carinho que não tem em casa nos amigos
Procurando a ajuda da policia
Jimmy agredindo o próprio pai
Cult
A morte de buzz
Eu estou com as balas!!
O fim e o começo
No observatório
Cartaz original do filme

domingo, 18 de setembro de 2011

"Vidas Amargas" (1955)

(East Of Eden) De Elia Kazan, Com James Dean, Julie Harris, Raymond Massey, Richard Davalos, Jo Van Fleet, Burl Ives. EUA – Drama – Cor – Warner - 1955.
   
Em 1954 o jovem ator de 23 anos James Dean era um completo desconhecido, ele havia realizado até então apenas algumas pontas no cinema, algumas participações em séries de TV e uma fracassada peça na Broadway intitulada See The Jaguar. Sua sorte mudou a partir do momento em que aceitou o convite para interpretar um homossexual na célebre peça O Imoralista, baseada na obra de Andre Gide de 1901. A Peça alcançou enorme sucesso em Nova York e o nome Dean Começava a brilhar. 


James Dean estreia nas telas

O já premiado diretor de cinema Elia Kazan vencedor de dois Oscar por A Luz é Para Todos de 1947 e Sindicato de Ladrões de 1954 estava à procura de um jovem ator desconhecido para interpretar nas telas Cal Trask o filho rejeitado pelo pai no filme Vidas Amargas, baseado na obra Ao Leste do Éden de John Steinbeck. Após assistir a peça O Imoralista na Broadway o diretor ficou fascinado com o talento do Jovem ator de Indiana e resolveu convidá-lo para um teste. Dean disputava a vaga com outro jovem desconhecido; Paul Newman. Ao Ganhar o papel para o filme o futuro de James Dean estava certo afinal ele estava tendo o privilégio de estrear nas telas sob a direção do mestre Kazan e o filme era o mais aguardado do ano. 


Sozinho Cal passa a seguir quem ele acredita ser sua mãe

Vidas Amargas foi o primeiro dos três grandes filmes que criaram o legado do ator no cinema. O Filme retrata parte da obra de Steinbeck que faz uma leve menção à história bíblica de Abel e Caim, onde é abordada a relação dos irmãos Cal (Dean) e Aron (Davalos) junto ao pai Adam (Massey) durante a primeira guerra mundial na área rural de Salinas. Adam é um homem sério e religioso que não disfarça sua preferência pelo filho Aron, enquanto Cal sentindo-se excluído tenta de todas as formas apenas obter o afeto e o amor do pai que até então só o irmão tem. O Filme foi lançado em nove de março de 1955 e foi o único que Dean viu estrear, pois Juventude Transviada e Assim Caminha a Humanidade chegaram às telas após a morte do ator. Jo Van Fleet que interpreta Kate a mãe dos irmãos Trask levou o Oscar de Melhor atriz coadjuvante. Vidas Amargas se tornou um Cult, filme arrebatador e comovente com a perfeita interpretação de James Dean (indicado ao Oscar de Melhor Ator) Raymond Massey e Julie Harris, destaque também para a ótima trilha sonora de Leonard Rosenman. Indispensável. Para ver e rever. 

✩✩✩✩✩

Abra (Harris), Aron (Davalos) e Cal (Dean) o trio de Vidas Amargas
Cal e seu pai Adam, uma relação difícil 
Cal conversa com sua mãe Kate
Recebendo conselhos da cunhada Abra
Cal observa o crescimento dos feijões
A dor em ser rejeitado pelo pai
Harris e Dean e a química perfeita
A vida amarga de Cal é notável 
A estréia de Vidas Amargas em 09/03/1955 no Astor de Nova York
Cartaz original do filme

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"A Luz é Para Todos" (1947)

(Gentleman´s Agreement) De Elia Kazan, Com Gregory Peck, Dorothy McGuire, John Garfield, Anne Revere, Celest Holm, EUA - Drama - P&B - Fox - 1947.

O jornalista Philip Schuyler Green (Peck) é incumbido por seu chefe a escrever uma série sobre o anti-semitismo. Depois de passar noites em claro com dificuldades em abordar o assunto ele tem uma brilhante idéia; se passar por um Judeu. Fazendo isso ele descobre um novo mundo, repleto de intolerâncias, preconceitos e racismo.Apenas dois anos se passava do final da segunda guerra mundial e o diretor Elia Kazan trazia as telas um assunto até então nunca abordado, e ainda mais de forma tão explicita. Trata-se da adaptação do livro de Laura Z. Hobson. O filme teve grande sucesso e impacto na época por trazer um assunto inédito, levou três Oscar, entre eles de melhor filme e diretor. Elia Kazan levaria novamente o prêmio em 1954 por sua magistral direção no clássico Sindicato de Ladrões. A Luz é Para Todos tem ótima trilha sonora de Alfred Newman que depois seria reutilizada em outros filmes do estúdio como Envolto Nas Sombras e Como Agarrar Um Milionário. Visto hoje o filme pode não agradar a todos, pois se tornou um pouco lento, mas é necessário dizer que é prazeroso ver e rever as ótimas atuações de Peck e Celest Holm que levaria o terceiro Oscar do filme como melhor atriz coadjuvante.

✩✩✩


Em suas tristes descobertas ele recebe o apoio da Mãe 
E sofre constantes desentendimentos ao lado de seu grande amor
A Difícil tarefa de explicar ao filho porque existe racismo 
O preconceito existe em todos os lugares
Sendo barrado em um hotel por ser judeu
Celest Holm vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante 
Cartaz original do filme

terça-feira, 6 de setembro de 2011

"Nunca Fui Santa" (1956)

(Bus Stop) De Joshua Logan, Com Marilyn Monroe, Don Murray, Betty Field, Arthur O´Connel, EUA - Comédia Romântica - Cor - Fox - 1956.

Beau (Murray)  é um jovem Cowboy biruta que viaja de sua fazenda junto com seu tio (O´Coneel) até Phoenix para participar de um Rodeio. Ao chegarem à grande cidade, Beau se apaixona perdidamente por Cherrie (Monroe) uma sonhadora e melancólica cantora de um pequeno bar. Ele crê que ela é o anjo que ele sempre sonhou e a partir daí passa a persegui-la insistentemente para que se case com ele. Marilyn já a algum tempo vinha aperfeiçoando seu talento tendo aulas no famoso Actor Studios e o resultado de seu esforço é notável nessa que é sem duvidas a sua melhor interpretação. Com uma mistura de romance, drama e comédia é impossível não se render aos encantos desse incrível filme que foi um tremendo sucesso da Fox assim como todos os demais que levavam o nome do ícone Monroe. Para ver e rever

✩✩✩✩✩


Encantadora, Monroe é Cherrie
O Ícone 
Foto publicitária do filme
Sem dúvidas a melhor interpretação de Marilyn Monroe
O anjo de Beau
"Vá e diga a eles que de tão seca esta cuspindo algodão"
Cherrie trabalhando no Blue Dragon
 Cult 
Cherrie é aprisionada pelo louco amor de Beau

Cartaz  original do filme
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...