sábado, 15 de setembro de 2012

"Fúria Sanguinária" (1949)

(White Heat) De: Raoul Walsh, Com James Cagney, Virginia Mayo, Edmond O´Brien, Fred Clark, Margaret Wycherly,  USA – Policial/Noir – P&B –  Warner – 1949.  

Consagrado como astro absoluto da First National Pictures, graças à sua fantástica interpretação no Cult Inimigo Público Nº 1, o ator James Cagney, contratado da Warner Bros desde o inicio dos anos 30, estrelou ao longo daquela década mais de trinta filmes. Entre seus maiores sucessos estavam os policiais, gênero que o consolidou como o perfeito estereótipo do gangster americano e o vilão preferido do público. Em 1942 após inúmeros sucessos, Cagney atua no musical A Canção da Vitória, cuja interpretação lhe rendeu o Oscar de melhor ator. Diante do sucesso, insatisfeito com os repetitivos personagens e com as injustas divisões de seus rendimentos junto ao estúdio, Cagney decide se desligar da Warner no intuito de produzir seus próprios filmes. Junto com o irmão, William, ambos chegam a lançar alguns títulos, porém sem alcançar o merecido sucesso. Em 1948 após o fracasso monumental de Um Momento em Cada Vida os irmãos decidem findar com a união, ocasionando o retorno de Cagney a Warner Bros no inicio de 1949. 


A gangue de Cody Jarrett reunida

O estúdio, para divulgar o retorno de seu astro, utilizou nos jornais um anúncio em forma de prelúdio: “James Cagney Esta a Solta! revelando assim a volta do ator em um novo filme no gênero que o consagrou. Sob direção do mestre Raoul Walsh (que já havia trabalhado com Cagney em 1938 no clássico Heróis Esquecidos) Fúria Sanguinária chega as telas com grande triunfo. Juntos, Cagney, O´Brien e Virginia Mayo estrelam aquele que, sem dúvidas veio se tornar um dos maiores filmes de gângster da história do cinema. Com o ritmo frenético, repleto de perseguições e cenas de violência, (típicos de Walsh) o filme traz uma mistura de tudo que já havia sido apresentado anteriormente nos clássicos dos anos 30, porém de uma forma muito mais espetacular e real. Cagney é Cody Jarrett, o chefão de uma quadrilha envolvida em um assalto de trem a qual resultou na morte de quatro pessoas. Casado com a traiçoeira Verna (Mayo) e fissurado pela mãe Ma (Wycherly) Cody após ser perseguido pela policia, decide se entregar confessando um crime menor, escapando assim da cadeira elétrica. Na prisão, cumprindo sua curta pena, ele passa a organizar novos crimes sem saber que seu companheiro de cela, Pardo (O´Brien), é um policial infiltrado buscando provas para condená-lo definitivamente. Entre os filmes Noir dos anos 40, não é exagero algum afirmar que Fúria Sanguinária é o melhor deles, tanto que em 2003 chegou a ser selecionado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado. Foi o último, (e um dos melhores) personagem de gângster interpretado por James Cagney. Obra Prima e indispensável.   

✩✩✩✩✩ 



Verna, a traiçoeira, junto de seu esposo
Antes de se entregar, Cody escuta os conselhos da mãe
Cody se entrega
Na prisão, dificulta a aproximação de Pardo
Porém em pouco tempo se tornam amigos
Cody recebe a visita da mãe
Pardo a serviço
Após fugir Cody procura os traidores
White Heat
Virginia Mayo e James Cagney em foto publicitária
 Cagney, o estereótipo do gângster americano

Cartaz original do filme

10 comentários :

  1. Um dos maiores filmes de James Cagney, que está simplesmente perfeito. Seu chilique no refeitório é maravilhoso e torna esse filme ainda mais memorável.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus filmes preferidos. Já o vi muitas vezes e sempre fico assustado com a assombrosa atuação de Cagney. Digna de Oscar.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  3. A caracterização dos personagens ficou incrível aí!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jefferson - Grande filme de Raoul Walsh com James Cagney num de seus maiores momentos no cinema. Clássico absoluto. Não me lembro em qual filme de Woody Allen ele está assistindo "Fúria Sanguinária" televisão, numa homenagem, sem dúvida. Um abraço do Darci Fonseca

    ResponderExcluir
  5. Cagney: o genial intérprete de um papel só... Creio não ter visto este, mas os clássicos anteriormente citados merecem todo o louvor (especialmente "Retrato de Dorian Grey", com seu Technicollor momentaneamente inesperado e aterrorizante - jurava ter comentado neste post!) - meu abraço!

    ResponderExcluir
  6. Um dos filmes de Raoul Walsh que lamenravelmente ainda não vi. Pelo seu texto e comentários dos colegas acima, parece que estou perdendo um filmão. Abraço, Jefferson.

    ResponderExcluir
  7. Procurei por toda parte, Jefferson, mas não encontrei DVD de O Homem de Mil Faces. Acredito que a única maneira de encontrar o filme seja realmente fazendo o download!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, obrigado pelos comentário, continuem comentando...
    Fábio, assista esse filme, você não vai se arrepender, tenha certeza!
    Lê, obrigado pela dica, vou tentar achar na net o filme que me indicou, embora hoje em dia esteja tbm muito difícil achar filmes clássicos pra download...
    Abraços a Todos....

    ResponderExcluir
  9. Jefferson; quanto tempo!
    Assisti poucos filmes do Cagney, mas simpatizo com ele. Não era o tipo galã, mas era um excelente ator. Esse, que você citou, eu ainda não tive oportunidade de assistir, mas depois que segui suas indicações (Sapatinhos Vermelhos e A Felicidade não se Compra) não tenho dúvidas do seu bom gosto. Mais um que, com certeza, vai pra minha lista!

    Até breve!

    ResponderExcluir
  10. Oi Jefferson, iaí, tudo bem?? Pois é, finalmente estou de volta a blogosfera. E vlw por mais uma ótima dica de filme antigo. nota 10? hmmm, vou procurar ver esse com certeza... abraços!

    http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...